Topo

Dia da Logística: entenda o setor que é peça fundamental no segmento de transportes do país

Saiba tudo sobre a logística de transportes no Brasil, descubra os principais desafios e confira dicas para tornar seu trabalho mais eficiente. 

Fala, amigo(a) da estrada!

Você sabe o que é logística? Logística é todo o trajeto que um produto percorre até chegar em nossas mãos. Muitas vezes rotulada de “transporte”, esse setor é ainda mais amplo, envolvendo desde a aquisição de matérias-primas até a produção, armazenagem, controle de estoque, transporte e distribuição.

O setor de logística é o elo entre todas as áreas, sendo responsável por uma série de ações que visam garantir a eficiência dos processos para que os produtos cheguem em perfeito estado até o consumidor. E como os caminhões são os principais modais de transporte utilizados para movimentar cargas em diversas etapas do processo, eles são extremamente importantes nessa cadeia de suprimentos (em inglês, supply chain).

No dia 6 de junho é comemorado o Dia da Logística, uma data que faz referência ao dia em que ocorreu o maior movimento logístico da história na Europa, após o término da II Guerra Mundial. O sucesso da operação só pode ser celebrado graças à complexidade estratégica da gestão. Por isso, é importante reconhecer o trabalho de profissionais que contribuem para o fluxo operacional e que muitas vezes passam despercebidos, mas que são fundamentais para fazer a economia do país girar.

Continue lendo este artigo até o final que você vai entender tudo sobre logística, com dados, dicas e curiosidades! Vamos lá? 

Entendendo a logística de transporte 

A logística desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país. De acordo com uma pesquisa da Transparency Market Research as previsões para o ano de 2023 são de que o mercado global de logística valerá R$ 15,5 trilhões com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.

Esta é uma área que envolve diversos profissionais com habilidades específicas, como o Gerente de Logística que fica responsável pela coordenação geral das atividades da empresa. Ele desenvolve estratégias, planeja operações, gerencia equipes e monitora o desempenho logístico.

Já o Analista de Logística realiza análises e estudos para identificar oportunidades de melhoria na cadeia de suprimentos. Ele coleta e analisa dados, identifica gargalos, desenvolve indicadores de desempenho e propõe soluções para otimizar os processos logísticos.

O Coordenador de Transporte fica responsável pelo planejamento e execução das rotas, negociação com transportadoras, controle de frota, gestão de documentação e monitoramento das operações de transporte.

Já o Analista de Estoques faz a gestão e controle dos estoques, monitorando e prevendo demandas futuras, definindo estratégias de reposição e buscando reduzir custos de armazenagem.

Enquanto o Supervisor de Armazém fica responsável pelas atividades de armazenagem, incluindo recebimento, armazenamento, separação de pedidos, embalagem e expedição. Ele garante a organização do estoque, a eficiência operacional e a segurança no local de trabalho.

O Comprador é o profissional que adquire os produtos e materiais necessários para a empresa. Ele pesquisa fornecedores, negocia preços, prazos e condições contratuais, garantindo a disponibilidade dos materiais necessários para a operação logística.

Atuando na gestão estratégica, na coordenação dos fluxos de materiais, informações e recursos ao longo de todo o processo, está o Especialista em Cadeia de Suprimentos. É de sua responsabilidade analisar a demanda, planejar a produção, gerenciar fornecedores, estabelecer parcerias estratégicas e garantir a sincronização das atividades logísticas.

E por fim, porém não menos importante, está o Motorista de Caminhão que realiza o transporte das mercadorias de um local para outro. Eles são responsáveis pela operação segura da frota, pelo cumprimento dos prazos de entrega e pelo registro das atividades relacionadas ao transporte.

Já deu para perceber que é um processo que envolve muita gente, não é mesmo? Sem dúvidas, conhecer toda a complexidade deste setor e saber os conceitos de logística é fundamental para você, caminhoneiro, ter uma percepção mais ampla e profunda sobre o seu próprio trabalho. 

Benefícios de uma logística de transporte eficiente 

Agora que você já entende sobre as diversas etapas do universo logístico, vamos aos benefícios de uma logística de transporte eficiente:

  1. Redução de custos

Uma logística de transporte eficiente permite otimizar rotas, minimizar os tempos de espera, evitar atrasos e eliminar obstáculos que geram despesas evitáveis, resultando em redução de custos operacionais. Isso inclui economia de combustível, menos desgaste dos veículos, menor necessidade de estoque e menor incidência de multas e penalidades por atrasos.

  1. Otimização de tempo do trabalho

Com profissionais qualificados e uma boa estratégia, as operações se tornam mais ágeis. 

  1. Melhoria na qualidade do serviço

Entregas dentro dos prazos acordados geram maior confiabilidade, fortalecendo a fidelidade e a satisfação do cliente.

Quais são os tipos de logística?

É importante entender que existem diferentes tipos de logística, cada um com suas características e finalidades específicas. Elas estão relacionadas à cadeia de suprimentos, ou seja, a todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a compra da matéria-prima para sua fabricação até o descarte realizado pelo consumidor final.

Veja a seguir os principais:

  1. Transporte de carga geral

Este é o tipo mais comum de logística de caminhões, envolvendo o transporte de cargas diversas, como produtos manufaturados, alimentos, materiais de construção, entre outros. O transporte é uma etapa muito importante, pois é preciso o cuidado adequado quanto ao deslocamento até o destino onde a matéria-prima será produzida pelo fornecedor.

  1. Transporte de distribuição

Nesse tipo de logística, os caminhões desempenham um papel fundamental na distribuição de produtos dos fabricantes até os pontos de venda, armazéns ou centros de distribuição. Os caminhões são responsáveis por realizar as entregas em múltiplos destinos, muitas vezes envolvendo rotas complexas e programação precisa.

  1. Logística reversa

Esse tipo de logística está relacionado ao retorno de produtos, embalagens ou materiais do ponto de consumo de volta ao ponto de origem. Os caminhões são utilizados para coletar e transportar os itens retornáveis, como produtos devolvidos pelos clientes, embalagens vazias, materiais para reciclagem ou descarte adequado de modo a serem reaproveitados.

  1. Transporte refrigerado

A logística de caminhões refrigerados é essencial para o transporte de produtos perecíveis, como alimentos congelados, produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura e outros itens que requerem controle rigoroso da temperatura durante o transporte. Esses caminhões são equipados com sistemas de refrigeração para manter a carga em condições ideais durante todo o percurso.

  1. Logística de carga pesada

Esse tipo de logística envolve o transporte de cargas volumosas e pesadas, como máquinas industriais, equipamentos agrícolas, estruturas metálicas e outros itens de grande porte. Os caminhões utilizados nesse tipo de logística são projetados para suportar cargas pesadas e podem ser equipados com guindastes ou outros mecanismos para facilitar o carregamento e descarregamento das cargas.

  1. Transporte de cargas perigosas

A logística de caminhões também abrange o transporte de cargas perigosas, como produtos químicos inflamáveis, gases tóxicos, substâncias corrosivas, entre outros. Nesse caso, os caminhões devem atender a regulamentações específicas de segurança e serem equipados com sistemas de contenção adequados para evitar vazamentos ou acidentes durante o transporte.

Soluções IVECO para a logística de transportes

Para todos os tipos de logística acima, a IVECO tem uma solução desenvolvida para atuar e contribuir com essa grande cadeia de suprimentos, facilitando e otimizando os processos. 

A linha de pesados S-way, por exemplo, é a mais recomendada para logística de cargas pesadas e longas distâncias, reunindo conforto e tecnologia para garantir viagens tranquilas, e entregas rápidas e seguras. 

Em centros urbanos para entregas intermunicipais, operações vocacionais e construção para logística de distribuição os ideais são os da linha Daily e Tector, que têm versatilidade para se adaptar a qualquer necessidade. 

Para o segmento de logística agrícola, todas as linhas são capazes de atuar, em diferentes etapas do processo. O S-Way é ideal para quem precisa ir mais longe no setor alimentício, incluindo cargas refrigeradas, sendo uma solução também para escoar a safra até os portos e locais de distribuição. 

A linha Tector realiza o transporte de cargas do campo para as cidades e, por fim, a líder de mercado Daily é adequada para fazer a distribuição de produtos dos comerciantes até a mesa do consumidor. 

Quem é cliente IVECO conta também com um amplo ecossistema de serviços e soluções avançadas para auxiliar na gestão da frota e dos negócios, de forma eficiente, com mais praticidade e rentabilidade.

Por meio do IVECO ON, ajudamos os motoristas e frotistas a monitorarem a performance do veículo, consumo de combustível, planejar suas atividades diárias, otimizar rotas e despachar pedidos, além de oferecer dicas para uma condução mais segura e assistência remota. 

Principais desafios da logística de caminhões

Os desafios enfrentados na logística de caminhões podem variar dependendo do contexto. Em centros urbanos, por exemplo, existem restrições específicas quanto à circulação de caminhões e às operações de carga e descarga. 

Segundo o estudo Logística Urbana: Restrições aos Caminhões (2018) realizado em sete regiões metropolitanas – São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM) – pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) os desafios da logística giram em torno de:

  • Falta de planejamento; 
  • Carência de dados e estudos para embasar políticas públicas;
  • A grande variação de regras restritivas
  • Falta de sinalização
  • Fiscalização insuficiente
  • Baixa oferta de vagas de carga e descarga
  • Aumento do número de viagens devido à imposições de uso de veículos menores
  • Falta de locais adequados para parada e descanso
  • Baixo investimento em infraestrutura, principalmente em anéis viários.

Considerando as demais regiões, listamos alguns dos desafios comuns que são frequentemente encontrados, confira quais são eles: 

1.Falta de segurança nas estradas

A condição das rodovias no Brasil pioraram em 2022. De acordo com dados da CNT e o SEST SENAT, divulgados na 25ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, dos 110.333 quilômetros avaliados, 66 % foram classificados como Regular, Ruim ou Péssimo. No ano anterior, esse percentual era de 61,8%.

Outro problema que preocupa os envolvidos, principalmente o caminhoneiro que é abordado, é o roubo de cargas. O índice de ações criminosas é bastante alto e gera um custo adicional com a contratação de seguro de cargas.

Sem contar os acidentes, que têm relação com as mais diversas causas, como por exemplo o excesso de carga na carroceria, descumprimento aos horários de descanso do motorista, atitudes imprudentes na condução e irregularidades nas estradas.

2. Necessidade de profissionais qualificados

É muito importante contar com motoristas que tenham experiência nas estradas e que sejam bons condutores. Além disso, eles devem ter sempre em mãos o Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e outros documentos fiscais exigidos pela fiscalização.

3. Aumento da concorrência

O mercado brasileiro de transportadoras tem crescido a cada ano, e para não perder para a concorrência as empresas fazem negociações com relação a valores, que acabam impactando na diminuição da margem de lucro. 

4. Preço do frete

O aumento da concorrência, como falamos no item anterior, reflete no preço do frete. Um desafio para as transportadoras, já que o valor diminui, enquanto a qualidade do serviço prestado continua a mesma.

5.Preço do combustível

Uma logística eficiente considera todos os custos da viagem, e o preço do combustível é um deles. O diesel, o mais utilizado para o transporte rodoviário, sofre oscilações ao longo do mês, o que dificulta trabalhar com um custo exato.

Também vale mencionar a diferença de valores de um estado para outro, que aumenta a necessidade de gerenciar o abastecimento dos veículos da melhor forma possível.

6. Implementação de novas tecnologias

Há quem resista a implementar ferramentas digitais nas operações logísticas do dia a dia, mas não podemos negar que a tecnologia nos permite avançar e otimizar o desempenho da frota.

Você já ouviu falar no conceito “platooning” ou “comboio de caminhões”?

Esta é uma prática que consiste em um pelotão de caminhões conectados por um sistema eletrônico sem fio. Além da redução significativa do consumo de combustível dos caminhões que seguem atrás, devido à redução do arrasto aerodinâmico, o platooning pode melhorar a segurança nas estradas, pois a comunicação entre os veículos permite uma resposta mais rápida a situações de emergência.

Essa tecnologia já está sendo utilizada em diversas partes do mundo, mas ainda não chegou no Brasil. Será necessário estabelecer normas e regulamentações para que seja possível. Enquanto isso, explore as ferramentas disponíveis!

Dicas para fazer uma logística de caminhões eficiente

Se você chegou até aqui, já percebeu que a logística é fundamental para quem atua no setor de transportes. E para que os processos sejam cada vez mais eficientes, nós, da IVECO, separamos algumas dicas para você colocar em prática no seu dia a dia de trabalho. Confira! 

  1. Roteirização de entregas

Planejar a sua rota não é apenas seguir pelo caminho mais rápido. Uma roteirização inteligente considera diversos fatores, como o trajeto mais seguro, econômico e personalizado para as necessidades do momento. 

Existem sistemas de roteirização que fazem esse cálculo considerando questões como as prioridades de entrega, a distribuição das mercadorias nos veículos, os horários de trabalho dos motoristas etc. 

  1. Monitoramento de cada etapa da mercadoria

Utilize sistemas digitais de monitoramento para acompanhar a visão macro da operação, mas tenha também formas de gerenciar cada etapa do transporte. Da ordem de serviço, transporte de cargas, emissão de documentos fiscais, cálculo automático de frete, entre outras funções até a entrega final.

  1. Use a tecnologia a seu favor para gerenciar a frota

Hoje em dia é possível contar com softwares especializados na gestão de frota para gerenciar todos os processos. Como citamos anteriormente, o IVECO ON é uma solução pensada especialmente para acompanhar dados sobre o consumo de combustível do veículo, estilo de condução, entre outros. 

O serviço oferece relatórios de condução segura e econômica, assistência e diagnósticos remotos em caso de imprevistos, entre outras funcionalidades que trazem mais vida útil aos veículos e reduzem custos da operação. 

  1. Construa bons relacionamentos

Muitas vezes, o sucesso da operação não depende apenas das suas entregas, afinal a logística de transporte é um trabalho em equipe. Por isso, manter um bom relacionamento com as partes envolvidas na cadeia de suprimentos pode fazer toda a diferença no resultado final. Ao longo do processo, você pode precisar da compreensão de um deles e vice-versa. Com apoio mútuo, todos saem ganhando e tudo flui melhor! 

Viva os profissionais de Logística!

Pense em como seria um mundo sem os profissionais de Logística? Bom, não dá nem para imaginar, né? Por isso, nada mais justo que valorizar e reconhecer o papel de todos os envolvidos neste setor tão importante. 

Caminhoneiros, gerentes de logística, analistas, coordenadores, compradores e tantos outros profissionais que desempenham um papel vital para o sucesso das operações! 

Seja no planejamento, execução, gerenciamento, análise de dados ou ainda enfrentando longas jornadas nas estradas e carregando enormes cargas de responsabilidade, cada envolvido neste processo enfrenta seus próprios desafios e tem função indispensável nesse fluxo.

A IVECO celebra a todos vocês, profissionais do setor de Logística de Transporte, pelo esforço dedicado diariamente para que essa complexa cadeia de suprimentos continue em movimento! É graças a vocês que podemos criar novos caminhos, por todo o Brasil, e pelo mundo! 

Sem Comentários

Postar um Comentário